Os eletrodomésticos são vilões
O mau uso dos eletrodomésticos traz risco para as pessoas dentro de casa podendo levá-las a sofrer um grave acidente a qualquer momento.
Marília Lopes
Os eletrodomésticos são usados para atender várias necessidades das pessoas dentro de casa. Entretanto, esses produtos podem trazer riscos para os usuários. Sem que eles percebam podem estar sujeitos a danos materiais, financeiros e até mesmo físicos decorrentes do mau uso desses produtos.
Fábio Ribeiro Brito (40), Técnico de Laboratório, disse que a fabricação de produtos eletrodomésticos no Brasil é feita por componentes eletrônicos com vários tamanhos de fios elétricos. A montagem desses eletrodomésticos é feita por mão-de-obra especializada e por máquinas automáticas. A energia elétrica que é conduzida por fios é recebida mais rapidamente quanto menor for o produto.
O planejamento desses produtos é bem feito para garantir a segurança do consumidor iniciando com os desenhos técnicos que são feitos através dos Softwares como, por exemplo, o AutoCAD, que é um programa de computador especializado para esse tipo de projeto. Esses programas são utilizados nas Engenharia civil, Engenharia elétrica e Expressão gráfica.
Arias Roberto Diniz da Silva (35 ), Bombeiro, disse que para garantir a segurança das casas e evitar acidentes os usuários devem ver se o eletrodoméstico está com a certificação do Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO). Os eletrodomésticos devem ser conservados de maneira correta, não devem ser deixados em áreas de risco (ter cuidado com crianças e idosos) além de serem corretamente instalados. Em caso de acidente, ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros e nunca mexer nas vítimas ou medicá-las devendo apenas aguardar a chegada do socorro.
Se o eletrodoméstico trouxer algum indício de curto-circuito, o usuário deve levar a uma loja especializada para o conserto. Se a manutenção não for feita por técnicos especializados, a pessoa deve descartar o uso do produto imediatamente e isolar o produto do acesso de terceiros porque pode ocorrer um acidente grave.
O site oficial do INMETRO informa que os testes dos produtos eletrodomésticos são rigorosos. Tudo é testado várias vezes para garantir a segurança do consumidor quando for usar esses produtos. Assim, o eletrodoméstico que é considerado seguro tem que ter o selo do INMETRO e as instruções de como deve ser utilizado.
A garantia do produto deve ter o tempo mínimo de um ano e em caso de defeito o consumidor tem direito à assistência técnica gratuita na rede autorizada. Se não houver conserto, é possível a troca por um novo produto do mesmo jeito do antigo. Se o fabricante não tomar as providências cabíveis o consumidor deve ir ao Instituto de Defesa do Consumidor (PROCON) ou ainda procurar o fórum mais próximo de onde mora para que seu direito seja respeitado.